Olá professora, sou a Inês Martins e ontem fiz a ficha formativa que nos deu e tenho algumas duvidas. No grupo II na pergunta 1 a) eu escrevi : O tema é as crenças e o que delas advem, por exemplo como diz no texto trata-se de ideias que fazem as pessoas matarem-se umas às outras.
Na alínea b) escrevi: O autor defende que não devemos tomar uma crença como certa sem termos argumentos plausíveis e infelizmente muitos o fazem sendo as consequências desse ato por vezes negativas. A única solução para travar esses conflitos é, segundo o autor o despertar crítico.
Na alínea c) escrevi: Os argumentos são: - pensarmos que os nossos hábitos, crenças, religião e política são melhores que os dos outros; - tomarmos como nossas, crenças que fazem as pessoas matarem-se umas às outras; - sono da razão em que muitos dos que se limitam a "ter" crenças estão adormecidos.
Na pergunta 3 escrevi : Na minha opinião a frase quer dizer que todos aqueles que têm ideias préconcebidas não têm capacidade de alargar o seu pensamento pelo que este está restrito e limita-se ao apego a essa mesma ideia. Não são capazes de refletir nem ver mais além e estão tão certos de que o que dizem/pensam é verdadeiro e que têm todas as razões do mundo para o dizer/pensar que não se dão ao trabalho de aceitam outras posições o que nos permite concluir que estão adormecidos para a razão. A única solução ou antídoto é o despertar crítico, isto é o despertar para a disposição de pensar, refletir e questionar sobre tudo mesmo o mais banal.
Olá Inês: - Quanto à questão 1 a), bastaria a 1ª parte da resposta, ou seja, «O tema é as crenças e o que delas advém». O resto é desnecessário. Neste tipo de resposta deves ser direta e objetiva.
- 1 b): Retira «sem termos argumentos plausíveis». Apesar de sugerida, esta ideia não está explicita. Por isso, não deves referi-la.
- 1 c): Inês, são pedidos DOIS argumentos. Tu indicas 3. No teste não deves fazer isto. O 1º está bem. O 2º repete a tese. Não serve. O 3º está vago e repetitivo. Também não serve. Fico à espera que me envies outra proposta para eu corrigir.
- Pistas para a 2: Nós estudámos duas atitudes: a filosófica e a dogmática. Qual delas está no texto? Como a caracterizas?
- 3. Penso que podes melhorar esta resposta, introduzindo alguns conceitos específicos, nomeadamente o de dogmatismo e o de crítica. Consulta as pg 22 e 23 do manual (A filosofia é uma atividade crítica).
Olá professora , é a Lara do 10ºA. Estava a estuudar Filosofia , quando me deparei com uma duvida : se no teste a professora nos perguntar , de forma indireta, como se distingue os problemas filosofos dos nao filosofos , se a resposta for : « os problemas filósofos são aqueles que resolvemos simplesmente através do pensamento ; os não filósofos resolvem-se através de experiencias , estudos aprofundados, etc » ; Se for assim , a professora aceita como certo ?
Depois estive a responder ao questionário da pág 27 do Manual ( a filosofia é um estudo à priori ) ; e penso que não consegui chegar à resposta correta , respondi : « A filosofia é um estudo à priori porque se ocupa de problemas que nao se podem resolver recorrendo à experiencia empirica , ou seja , temos de os resolver recorrendo ao pensamento . » Era isto que se pretendia como resposta ?
Bom dia, professora, sou a Margarida do 10ºD. Eu estive a fazer a ficha formativa e gostava que a professora corrigisse as minhas respostas. No grupo II, eu escrevi: 1. a) O tema do texto é as nossas crenças. b) Segundo o autor, todas as pessoas têm as suas crenças e contagiam os outros com essas mesmas crenças, sendo necessário tornarmo-nos pessoas críticas. c) Os argumentos sao: - há sempre pessoas que nos dizem o que queremos ouvir, fazendo com que acreditemos nelas sem saber se é verdade o que nos dizem; - é preciso despertar criticamente e não nos deixarmos afundar em crenças e preconceitos.
2. A atitude descrita no texto é uma atitude dogmática, em que as pessoas aceitam tudo o que lhes é dito, sem procurarem saber se é verdadeiro ou falso o que lhes foi incutido. As pessoas que têm esta atitude são pessoas passivas, que não questionam os seus preconceitos, vivendo com eles como se fossem verdades incondicionais, mas nunca refletiram neles e nunca pensaram seriamente se seria como elas achavam. O que é sugerido no texto é que as pessoas deviam ter uma atitude crítica e deviam refltir naquilo em que acreditam.
3. A ultima frase do texto significa que quando as pessoas têm muitas crenças, quando aceitam tudo o que lhes é dito e não avaliam a veracidade ou a falsidade das suas ideias (dogmas, preconceitos), a razão adormece, ou seja, as pessoas não aceitam novas teorias e novos pensamentos que até pode estar mais corretos que os que elas consideram como verdadeiros. Para que isso não aconteça, a única forma de não nos tornarmos pessoas acríticas e dogmáticas é refletirmos naquilo que acreditamos e averiguar se realmente é como nos disseram ou não, despertando assim o nosso lado crítico.
Olá Lara: - Quanto à tua 1ª dúvida: a tua resposta estaria corecta, mas incompleta. Por 2 motivos: 1º motivo - aprendemos conceitos específicos para traduzir estas ideias. Quais são eles? Fico à espera da tua resposta. 2º motivo - para além da ideia que tu referes há outras. Os problemas filosóficos são abertos e os outros são ....? Os filosóficos são abrangentes e os outros são ....?
Como vês, podes completar a tua resposta. Fico à espera. Bjs e bom estudo.
Olá Margarida: 1. a) Se ficar só assim, penso que fica vago. Ao que já tens, deves acrescentar ... e os seus efeitos/consequências ... ou qualquer coisa do género. b)Vê o que acrescentei no [ ]. Segundo o autor, todas as pessoas têm as suas crenças e contagiam os outros com essas mesmas crenças [provocando grandes males à humanidade], sendo necessário tornarmo-nos pessoas críticas. c) Quanto aos argumentos: - o 1º está bem. No entanto, retira esta parte: «sem saber se é verdade o que nos dizem», dado que, apesar de sugerida, ela não está explicita no texto. - o 2º argumento repete a tese. Penso que não serve. Deves substituí-lo.
2. Está bem. No entanto, deves fazer referência à arrogância que surge quando pensamos que as nossas crenças são as melhores de todas ... 3. Está bem. Corrige o português [que até pode estar mais corretos]. Bom estudo
Olá Bruno. Penso que não falámos do Iluminismo na aula ... de qualquer forma, a ideia é simples: o Iluminismo é um movimento do séc. XVIII que defende o poder da razão. A razão tudo esclarece - daí a ideia de luz (por oposição às trevas). Um dos seus principais representantes é Kant.
olá professora, sou a inês martins do 10C estive a fazer a ficha tipo teste e a que mais ttive dificuldade ao fazer foi a 1.2 e eu pus assim : por exemplo "motivos" , que remetem para a intenção que o agente tem ao fazer determinada coisa e essa intenção é como que o seu objetivo , o que pretende fazer , com que intenção é que o pratica. E esses motivos podem perfeitamente ter a ver com os desejos e as crenças do agente , por exemplo : se eu fico em casa no sábado é porque a minha intenção é ficar a estudar com o objetivo de tirar boa nota no teste. Esta bem assim ? Obrigada professora.
Professora, é a inês outra vez , tenho duvida na formulação do problema , eu pus assim : "será que o passageiro atirou o bilhete pela janela, ou este simplesmente lhe caiu da mão ? Obrigada
Quanto à 1.3. parece-me que estás a complicar. Se o conceito identificado é o de motivo, então é APENAS este que tens que explicar (vê no caderno). Neste caso não tens que relacionar com a intenção.
Só o farás se eu te pedir expressamente.
Quando ao problema: está especifico demais. Lembra-te que um problema tem que ser + genérico. Deve envolver os conceitos, sem entrar em exemplos específicos. Tenta outra vez, está bem? Eu daqui a pouco venho ver se já respondeste. Até já Prf Susana
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21 comentários:
Olá professora, sou a Inês Martins e ontem fiz a ficha formativa que nos deu e tenho algumas duvidas.
No grupo II na pergunta 1 a) eu escrevi :
O tema é as crenças e o que delas advem, por exemplo como diz no texto trata-se de ideias que fazem as pessoas matarem-se umas às outras.
Na alínea b) escrevi:
O autor defende que não devemos tomar uma crença como certa sem termos argumentos plausíveis e infelizmente muitos o fazem sendo as consequências desse ato por vezes negativas. A única solução para travar esses conflitos é, segundo o autor o despertar crítico.
Na alínea c) escrevi:
Os argumentos são:
- pensarmos que os nossos hábitos, crenças, religião e política são melhores que os dos outros;
- tomarmos como nossas, crenças que fazem as pessoas matarem-se umas às outras;
- sono da razão em que muitos dos que se limitam a "ter" crenças estão adormecidos.
Na pergunta 2 parece que estou sempre a repetir a mesma coisa, não percebi bem o que a professora pretende.
Na pergunta 3 escrevi :
Na minha opinião a frase quer dizer que todos aqueles que têm ideias préconcebidas não têm capacidade de alargar o seu pensamento pelo que este está restrito e limita-se ao apego a essa mesma ideia.
Não são capazes de refletir nem ver mais além e estão tão certos de que o que dizem/pensam é verdadeiro e que têm todas as razões do mundo para o dizer/pensar que não se dão ao trabalho de aceitam outras posições o que nos permite concluir que estão adormecidos para a razão. A única solução ou antídoto é o despertar crítico, isto é o despertar para a disposição de pensar, refletir e questionar sobre tudo mesmo o mais banal.
Olá Inês:
- Quanto à questão 1 a), bastaria a 1ª parte da resposta, ou seja, «O tema é as crenças e o que delas advém». O resto é desnecessário. Neste tipo de resposta deves ser direta e objetiva.
- 1 b): Retira «sem termos argumentos plausíveis». Apesar de sugerida, esta ideia não está explicita. Por isso, não deves referi-la.
- 1 c): Inês, são pedidos DOIS argumentos. Tu indicas 3. No teste não deves fazer isto. O 1º está bem. O 2º repete a tese. Não serve. O 3º está vago e repetitivo. Também não serve. Fico à espera que me envies outra proposta para eu corrigir.
- Pistas para a 2:
Nós estudámos duas atitudes: a filosófica e a dogmática. Qual delas está no texto? Como a caracterizas?
- 3. Penso que podes melhorar esta resposta, introduzindo alguns conceitos específicos, nomeadamente o de dogmatismo e o de crítica. Consulta as pg 22 e 23 do manual (A filosofia é uma atividade crítica).
Bom estudo
Prof Susana
Olá professora , é a Lara do 10ºA.
Estava a estuudar Filosofia , quando me deparei com uma duvida : se no teste a professora nos perguntar , de forma indireta, como se distingue os problemas filosofos dos nao filosofos , se a resposta for : « os problemas filósofos são aqueles que resolvemos simplesmente através do pensamento ; os não filósofos resolvem-se através de experiencias , estudos aprofundados, etc » ; Se for assim , a professora aceita como certo ?
Depois estive a responder ao questionário da pág 27 do Manual ( a filosofia é um estudo à priori ) ; e penso que não consegui chegar à resposta correta , respondi : « A filosofia é um estudo à priori porque se ocupa de problemas que nao se podem resolver recorrendo à experiencia empirica , ou seja , temos de os resolver recorrendo ao pensamento . »
Era isto que se pretendia como resposta ?
Bom dia, professora, sou a Margarida do 10ºD. Eu estive a fazer a ficha formativa e gostava que a professora corrigisse as minhas respostas.
No grupo II, eu escrevi:
1.
a) O tema do texto é as nossas crenças.
b) Segundo o autor, todas as pessoas têm as suas crenças e contagiam os outros com essas mesmas crenças, sendo necessário tornarmo-nos pessoas críticas.
c) Os argumentos sao:
- há sempre pessoas que nos dizem o que queremos ouvir, fazendo com que acreditemos nelas sem saber se é verdade o que nos dizem;
- é preciso despertar criticamente e não nos deixarmos afundar em crenças e preconceitos.
2. A atitude descrita no texto é uma atitude dogmática, em que as pessoas aceitam tudo o que lhes é dito, sem procurarem saber se é verdadeiro ou falso o que lhes foi incutido. As pessoas que têm esta atitude são pessoas passivas, que não questionam os seus preconceitos, vivendo com eles como se fossem verdades incondicionais, mas nunca refletiram neles e nunca pensaram seriamente se seria como elas achavam. O que é sugerido no texto é que as pessoas deviam ter uma atitude crítica e deviam refltir naquilo em que acreditam.
3. A ultima frase do texto significa que quando as pessoas têm muitas crenças, quando aceitam tudo o que lhes é dito e não avaliam a veracidade ou a falsidade das suas ideias (dogmas, preconceitos), a razão adormece, ou seja, as pessoas não aceitam novas teorias e novos pensamentos que até pode estar mais corretos que os que elas consideram como verdadeiros. Para que isso não aconteça, a única forma de não nos tornarmos pessoas acríticas e dogmáticas é refletirmos naquilo que acreditamos e averiguar se realmente é como nos disseram ou não, despertando assim o nosso lado crítico.
Olá Lara:
- Quanto à tua 1ª dúvida: a tua resposta estaria corecta, mas incompleta. Por 2 motivos: 1º motivo - aprendemos conceitos específicos para traduzir estas ideias. Quais são eles? Fico à espera da tua resposta.
2º motivo - para além da ideia que tu referes há outras. Os problemas filosóficos são abertos e os outros são ....? Os filosóficos são abrangentes e os outros são ....?
Como vês, podes completar a tua resposta. Fico à espera.
Bjs e bom estudo.
Olá Margarida:
1.
a) Se ficar só assim, penso que fica vago. Ao que já tens, deves acrescentar ... e os seus efeitos/consequências ... ou qualquer coisa do género.
b)Vê o que acrescentei no [ ].
Segundo o autor, todas as pessoas têm as suas crenças e contagiam os outros com essas mesmas crenças [provocando grandes males à humanidade], sendo necessário tornarmo-nos pessoas críticas.
c) Quanto aos argumentos:
- o 1º está bem. No entanto, retira esta parte: «sem saber se é verdade o que nos dizem», dado que, apesar de sugerida, ela não está explicita no texto.
- o 2º argumento repete a tese. Penso que não serve. Deves substituí-lo.
2. Está bem. No entanto, deves fazer referência à arrogância que surge quando pensamos que as nossas crenças são as melhores de todas ...
3. Está bem. Corrige o português [que até pode estar mais corretos]. Bom estudo
Obrigada pela ajuda, professora. Boa noite!
Margarida
Obrigada professora , vou rever tudo e espero não a desiludir . Boa - Noite .
Sempre às ordens!
Não esquecer que uma noite bem dormida é condição essencial para o sucesso.
Boa noite!
Olá professora, eu ão precebi muito bem a ideia do iluminismo ?
Olá Bruno.
Penso que não falámos do Iluminismo na aula ... de qualquer forma, a ideia é simples: o Iluminismo é um movimento do séc. XVIII que defende o poder da razão. A razão tudo esclarece - daí a ideia de luz (por oposição às trevas). Um dos seus principais representantes é Kant.
olá professora, sou a inês martins do 10C estive a fazer a ficha tipo teste e a que mais ttive dificuldade ao fazer foi a 1.2 e eu pus assim : por exemplo "motivos" , que remetem para a intenção que o agente tem ao fazer determinada coisa e essa intenção é como que o seu objetivo , o que pretende fazer , com que intenção é que o pratica.
E esses motivos podem perfeitamente ter a ver com os desejos e as crenças do agente , por exemplo : se eu fico em casa no sábado é porque a minha intenção é ficar a estudar com o objetivo de tirar boa nota no teste.
Esta bem assim ?
Obrigada professora.
Professora, é a inês outra vez , tenho duvida na formulação do problema , eu pus assim : "será que o passageiro atirou o bilhete pela janela, ou este simplesmente lhe caiu da mão ?
Obrigada
Olá Inês:
Quanto à 1.3. parece-me que estás a complicar. Se o conceito identificado é o de motivo, então é APENAS este que tens que explicar (vê no caderno). Neste caso não tens que relacionar com a intenção.
Só o farás se eu te pedir expressamente.
Quando ao problema: está especifico demais. Lembra-te que um problema tem que ser + genérico. Deve envolver os conceitos, sem entrar em exemplos específicos.
Tenta outra vez, está bem? Eu daqui a pouco venho ver se já respondeste.
Até já
Prf Susana
Professora e se puser assim: Será que uma situação só é considerada ação quando é intencional?
Vou responder-te no "cantinho do 2º P"
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