sábado, 2 de fevereiro de 2008

Confrontos


Mário e Cristiano são dois irmãos de 18 e 15 anos, respectivamente. Nas festas do Natal os avós presentearam-nos com 300 euros a cada um. Agora, estão a pensar o que cada um vai fazer com essa quantia.
Cristiano quer comprar roupa de marca. Mário diz-lhe que é excessivamente cara e que pode encontrar o mesmo com igual, ou até melhor qualidade, sem ser de uma marca conhecida. Cristiano diz que entende, mas que não vai ser o único dos seus amigos a renunciar a umas calças ou camisa de marca, sobretudo agora que dispõe, sem ter que pedir aos pais, dinheiro para isso. "Há que estar na moda" diz, e além do mais "com o meu dinheiro faço o que quero!"
Mário, por sua vez, diz que vai guardar o seu dinheiro, pois pensa mudar de mota no próximo Verão, trocar a de 55 cc. por uma de 125 cc. Mas Cristiano lembra-lhe que o que deveria fazer era levar a mota actual a um mecânico para lhe regular a carburação e mudar o tubo de escape, pois a combustão está muito má e o ruído que emite é ensurdecedor. Mário pensa que com tanta poluição e contaminação acústica que há, não vai ser a sua mota que vai solucionar ou agravar o problema. Decide guardar o dinheiro, não arranjar a mota, e assim já tem uma boa ajuda para comprar uma nova.
Adaptado de José Cantillo Carmona et al., Dilemas Morales, Nau Libres, p.94


1- Indique que tipo de valores se encontram em confronto na situação apresentada no texto.
2- Explique, com base no texto, o que significa a hierarquização dos valores.

8 comentários:

Anônimo disse...

1-No texto estão presentes valores materiais.

2-A hierarquização dos valores consiste em estabelecer valores prioritários, ou seja, várias pessoas podem reger-se pelos mesmos valores, mas, dependendo de pessoa para pessoa, uns são mais importantes que outros. No texto, o Cristiano considera mais importante comprar roupa de marca, enquanto que o Mário prefere roupa mais barata. Na situação da moto, o Mário prefere uma moto nova a preservar a sua audição, ao contrário do Cristiano que acha que ele deveria alterar a moto que ele já tem, com o objectivo de diminuir o ruído e não há necessidade de comprar uma nova.


Visto que sou o primeiro a responder, espero ter um desconto.


PS: Na penúltima frase deveria ler-se "agravar" e não "agarvar".

Ana disse...

1- No texto estão referidos os valores materiais.

2- A hierarquização dos valores é a atribuição de determinada importância a determinados valores consoante a opinião de cada pessoa, cada um estabelece as suas prioridades, por exemplo o Mário e o Cristiano dão prioridade a coisas diferentes, como é visível no texto. A hierarquização também depende da situação em que a pessoa se encontra, por exemplo não roubar pode ser um valor prioritário para alguém que nunca sentiu realmente o que é a fome mas para alguém que lida diariamente com a fome, roubar para comer é uma tarefa habitual mesmo que não ache isso correcto é uma questão de sobrevivência, e se calhar estabelece outro tipo de valores como prioritários. A hierarquização é feita consoante os princípios e a situação da pessoa em causa.

Anônimo disse...

1. Na situação apresenta no texto encontram-se em confronto juízos de valor material, evidenciando o valor material económico mas também o do prazer.

2. A hierarquização dos valores pode ser entendido como as relações de dependência que implicam o estabelecimento de prioridades. Para o Mário, a sua principal prioridade é ter poder económico para adquirir uma nova mota. Para o Cristiano, é poder comprar roupa de marca para estar na moda.
Todavia o Cristiano sugere a Mário que o melhor investimento seria mandar compor a sua antiga moto, o que evidência o carácter pessoal e subjectivo da hierarquização dos valores.

Anônimo disse...

1-Estão no texto entram em confronto valores materiais, mais expecificamente económicos, mas tambem espirituais,os valores estéticos. Cristiano ao procurar estar na moda, procura, nada mais nada menos, que se enquadrar nos padrões de beleza actuais.


2-A hierarquização dos valores é referente ao modo como cada individuo organiza a sua tabua de valores,assim sendo há valores superiores e inferiores que diferem de pessoa para pessoa.Debrucemo-nos agora sobre a situação apresentada,enquanto Mario pensa a longo prazo,guardar o dinheiro para depois conseguir comprar a mota, o mesmo não acontece com cristiano que perfere usufruir do que tem agora ao seu dispor, deseja comprar agora a roupa e sugere ao irmão que repare a mota que tem agora. Posso então afirmar que enquanto um dos irmãos considera o futuro mais importante o outro privilegia o presente.Ja na situação da roupa os irmãos têm de novo opiniões divergentes, enquanto Mario prefere roupa mais em conta que tenha, na mesma, qualidade, cristiano valorisa a marca, não apenas pela sua opinião propria, mas tambem pela opinião dos seus colegas, pensando assim que tendo os mesmos bens materiais de terceiros será mais bem aceite.

Anônimo disse...

1- Os valores evidenenciados no texto são os valores materiais, mais especificamente económicos.

2- A hirearquização é a ordenação dos valores de cada indivíduo na sua tábua de valores, que ele ordena da maneira como vê e que pensa estar correcta. Mas que pode ser alterada, segundo situações vividas ou outras.

No caso deste texto, os dois irmãos têm ideias de valores um pouco divergentes, segundo a situação de cada um deles. Quando o Cristiano quer comprar roupa de marca, Mário pensa ser melhor que o irmão compre outras de igual qualidade, mas mais em conta. Quando Mário diz que quer comprar uma mota nova a compôr a actual, Cristiano prefere que o irmão componha a mota a comprar uma nova.
Como podemos ver cada um de certa maneira tem a mesma forma de pensar, mas mudam de opinião segundo a situação

joelpais disse...

1- No texto estão suscintamente mostrados os valores materiais.

2-A hierquização dos valores é basicamente colocar os valores pela concordância que a nossa consciência acha correta.Devido à importância que diferentes pessoas dão aos valores, leles são colocados e "vividos" de forma hierarquica, como que seguindo uma ordem.
No texto, o Cristiano tem diferente opinião sobre a roupa do que o seu irmão Mário.Porém, no que se refere à mota, o Mário dá mais valor a uma mota nova do que a melhorar a sua audição, o que é precisamente o contrário do que pensa o Cristiano.Aqui vê-se que a hierquização dos valores depende de pessoas para pessoa e que influencia grandemente as decisões e opiniões das pessoas!!

Susana Pinto disse...

A primeira questão incide sobre o confronto de valores. Quer isto dizer que, pelo menos, dois tipos de valores estão "frente a frente".
Exceptuando o José e a Helena, os autores das restantes respostas só se referem aos valores materiais ... Há que repensar e corrigir estas respostas. O.K.?

Miguelito: Obrigado pelo "agarvar". Já corrigi.

Anônimo disse...

Podemos discutir isso na sala de aula?!