quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Dia dos Namorados: Platão fala sobre o Amor

Eros, o amor

(...) o amor deseja qualquer coisa que não tem mas de que precisa, e é, portanto, imperfeição. O mito di-lo, com efeito, filho da Pobreza (Penia) e da Conquista (Poros); não é, pois, um deus mas um demónio; porque não tem a beleza mas deseja-a, não tem a sabedoria mas aspira a possuí-la e é, portanto, filósofo. Os deuses, ao invé, são sapientes. O amor é, por conseguinte, desejo de beleza; e deseja-se a beleza porque é o bem que torna feliz.
N. Abbagnano, História da Filosofia, Vol.I, 148-149.

À teoria do amor, Platão dedica dois diálogos: o Banquete e o Fedro. O excerto em cima citado diz respeito ao primeiro.

EM BREVE, mais sobre o Banquete ...


4 comentários:

Anônimo disse...

O Amor é, não sei, se calhar aquilo que queremos que ele seja. Sentirmo-nos especiais, desejados, protegidos é algo muito bonito, mas acho que hoje em dia não há tempo para amar ou saber sequer o que é amar, mas parece que todos passamos pela fase do sofrer de males de amor... Há quem diga que Amar é conhecer a outra pessoa, que Amor é dar tudo que possível sem querer retribuição, mas se até os valores mais importantes variam de pessoa para pessoa, como é que pode fazer uma definição de Amor? Amar é lindo, principalmente quando se é correspondido, mas como existe tanto divórcio e namorados que se vingam de namoradas?. Pois é! Amar sem ser correspondido é algo muito duro!!!
Posso não ter experiência, mas vejo muitas coisas a acontecerem à minha volta e por vezes vejo-me perdida no meio delas sem ter culpa!!! O Amor é algo muito complicado... Raparigas a sonharem com o seu Príncipe Encantado... Rapazes...

Susana Pinto disse...

De facto, a tua questão diz tudo:«Como é que se pode fazer uma definição de Amor?» O amor tem tantos matizes que parece impossivel "aprisioná-los" numa definição. A Filosofia tem algo a dizer sobre ele ... a Teologia também ... a Psicologia também ... a Biologia também ... a Arte também ... e o nosso coração também!
A Logos (Enciclopédia de Filosofia, vol. 1, p.219)avança com uma definição: «Amor é uma força tendente a aproximar e a unir, numa relação particular, dois ou mais seres.» É assustador pensar que o Homem pode perder a capacidade de amar ... Alguns são da opinião de que vivemos uma crise de valores ... Será que também o amor está em crise?

Anônimo disse...

Eu penso que sim!!! Eu acho que as pessoas nem sequer se questionam se a pessoa com quem se dão bem e que até estabelecem uma relação, se é o grande amor, a pessoa com quem sonhavam e tal, mas sim pensam que é mais uma aventura e que devem mas é viver o momento antes que a magia passe ou que se cansem um do outro... As pessoas hoje em dia, pelo que eu vejo, não se querem sentir presas, ou seja, existem crises por que essas pessoas passam porque não mostram os seus sentimentos, com medo de não serem correspondidas... Logo isto leva a que o Amor esteja em crise, obviamente!!!

Anônimo disse...

Não sei se a professora vai ver isto , mas se vir....
O que é para si o Amor? Acha que é uma coisa boa e que faz bem Amar?(amor estabelecido entre duas pessoas que se conhecem, e não de "família"). Tem alguma opinião acerca do homosexualismo(não sei se é assim que se diz)?

Gostava que me desse uma resposta pessoal, se não se importasse, porque senão acho que ainda fico confusa com tanta resposta possível.