sábado, 17 de janeiro de 2009

Lá vêm os testes...

"Ano novo, vida nova" ... Parece que o provérbio nem sempre funciona ... Há coisas que se repetem .. é o eterno retorno ao mesmo. Pois é. Chegou a hora de voltar a "enfiar o nariz nos livros". Lá vêm os testes ...
O tempo repete mas renova. E vai pondo à nossa disposição estas "modernices". Onde é que isto já se viu? Tirar dúvidas pela net??? No "meu tempo" não havia nada disto ...
Então venham elas, que são muito bem-vindas!

22 comentários:

Anônimo disse...

Boas :)
Stora queria que me explicasse uma coisa sobre os entinemas. Eles são argumentos dedutivos, porque apesar das premissas serem apenas provaveis a conclusão deriva das primeiras de uma forma logica. É isso?
**

Susana Pinto disse...

sim.
Não esqueças também o "pormenor" das premissas omissas ...
Bom estudo!

Anônimo disse...

em que pagina tá isso dos entinemas?

stora no seu teste no grupo II na prgnta 4 eu aponto para a resposta A, mas não falta lá qualquer coisa? não devia ser especialista no assunto? é que só especialista não xega, knt á B axo k nao pode ser...

agradeço resposta

obrigado ^^

Susana Pinto disse...

Mário:
A resposta correcta é, de facto, a (A). Falando-se apenas em especialista, deves assumir que é um especialista "legítimo". Caso contrário isso seria mencionado, como acontece na alínea (C).

Anônimo disse...

stora

Na pagina 116 do manual, ao fundo esta um paragrafo sobre tipos de discurso. Epidicticos, judiciais e assim... é preciso saber o que caracteriza cada 1?

Susana Pinto disse...

Não, Joana. Podes excluir esse parágrafo.
Bom estudo.

Anônimo disse...

Olá!*
Stora, eu estou confusa em relação ás páginas 128 e 129, o que lá está é tudo pertinente?
********

Anônimo disse...

stora é necessário saber promenorizadamente a diferença entre filosofos e sofistas? ou simplesmente basta saber aquele esquema k a stora nos deus dos sofistas ligados á aparencia e os filosofos á essencia?

se for necessario saber mais dê-me umas luzinhas por favor ^^

Susana Pinto disse...

Carolina
Deves ler o excerto de Platão e apenas a 1ª frase do parágrafo que se segue («Platão....momentos). Tem em conta, também, a caixa lateral. O resto e a pg. 129 podes pôr de parte (por agora).

Susana Pinto disse...

Mário

"Pormenorizadamente"

Deves aprofundar esse assunto, nomeadamente:
- Perfil do sofista
- contexto de aparecimento
- Justificação do seu aparecimento
- importância da retórica
- justificação do abismo entre sofistas e filósofos
-...

Anônimo disse...

stora:
no grupo 4 do teste que nos deu na ultima aula, a stora disse que no 2º paragrafo o orador não tem em conta os sentimentos do auditório, pode explicarme como chegou a essa conclusão? O que é que mostra que não tem em conta os sentimentos do auditório?
Obrigado*

Susana Pinto disse...

Carolina:
Repara nas reacções que ele desencadeou (e que estão descritas no último parágrafo do texto). Isso demonstra que ele feriu a sensibilidade do seu auditório, tendo desencadeado sentimentos de fúria, vingança e revolta.

Anônimo disse...

Estou comalgumas duvidas relativamente aos sofistas, mais propriamente os dois ultimos itens da lista da pág. 126. Pode explicar-me?

Anônimo disse...

Olá outra vez :)
Stôra, no que toca á lógica formal a única coisa que temos que saber é distinguila da lógica informal?

Obrigado!*

Susana Pinto disse...

Marta:
penúltimo ponto:corresponde ao esquema da aula - rejeitam a existência de uma essência fixa(realidade permanente)e defendem a importência das opiniões das pessoas. Dai a defesa de uma verdade subjectiva e relativa.

último ponto: se não há uma realidade fixa que suporte um conhecimento objectivo, então o conhecimento é falível - daí o cepticismo.

Carolina:
Sim. Dá uma espreitadela na introd. ao cap. 4, p.114.

Bom estudo

Anônimo disse...

Stora
Escreve-se entiNemas ou entiMemas? No livro aparece das duas maneiras...

Anônimo disse...

boas outra vez...

*a falácia do falso dilema é uma especie de tudo ou nada certo stora?

*no teste que a stora a pergunta 4 do grupo I é relevante para o teste de amanha?

* dê-me umas luzinhas sobre os entinemas que eu já li isso 50 vezes e inda não percebi... :p

obrigado ^^

Anônimo disse...

E cá venho eu chatear mais uma vez...
Na parte dos Sofistas, não é preciso saber aqueles nomes todos esquisitos tipo Anaximandro...., basta sabermos Sócrates, Platão e Aristóteles não é?
Mais uma vez obrigado*_*

Anônimo disse...

Mais uma duvidazita para juntar à colecção. Qual é a diferença entre um entimema (ou entinema?) e entimema aparente? Se os ultimos são falacias podemos continuara a considera-los entimemas?

Obrigada (^^.)

Anônimo disse...

Stora:
Não está mais explicito na página 99 a diferença entre lógica formal e informal? Ou somente necessitamos de saber o que está na introdução do capitulo 4?

Obrigado

Susana Pinto disse...

Meninos, estão a fazer uma tempestade num copo de água com a história do entiMema:

Na sua forma categórica, um entiMema é um silogismo que não está na forma padrão. Falta-lhe uma premissa. Por isso pode-se considerar falacioso. Rapidamente deixa de o ser quando lhe acrescentamos a premissa. Esta é uma das suas principais características. A outra é que as suas premissas não são verdades absolutas mas apenas prováveis. Por isso, Aristóteles chama-lhe silogismo retórico.

É o essencial!

Carolina: Não tens que saber aqueles nomes todos. Mas atenção: Anaximandro ... Sócrates,Platão Aristóteles - nenhum deste pensadores é sofista. São todos filósofos. Isto está claro, não está?


Chamei a atenção para a introdução da 114 para ficarem com uma visão mais completa e integradora. Mas é claro q a 99 está entre o "lote" a estudar.

Já não digo "bom estudo", porque a estas horas penso q já esteja tudo estudado e são horas de ir dormir...

Marina Ferreira disse...

Sr. proferrora:
gostaria que me explicasse (da forma mais clara) o que são valores absolutos e valores relativose porque é que estes influenciam a acção!?