domingo, 25 de outubro de 2009

Exercício de Análise Filosófica de Texto (2)

«Não tenho nenhum ajuste de contas com Deus. Isso não tem qualquer sentido. Em primeiro lugar, se Deus para mim não existe, como penso efectivamente, não se pode fazer um ajuste de contas com alguém ou com algo que não existe. Simplesmente, se não existe para mim, isso não significa que eu ignore um facto óbvio. É que a minha mentalidade, no fundo, é uma mentalidade cristã. Os meus valores estão empapados de ideias que têm a ver com o Cristianismo. Perguntam-me «Porque é que você, que é ateu, se preocupa tanto com Deus?» Porque ele está aqui. Onde é que está Deus? Na cabeça de cada um de nós. Fora daí não está Deus. Na cabeça de cada um de nós está tudo o que inventamos. O absurdo neste caso é que, de alguma maneira, o ser humano inventou Deus e depois escravizou-se a ele. E isso é que eu ponho em questão. Eu só penso em Deus para criticá-lo, para tratar de mostrar o absurdo de uma crença que não resolve nenhum dos nossos problemas; que promete, para não se sabe quando, ou a felicidade eterna ou o castigo eterno. Isto é um absurdo.»
José Saramago,
Transcrição e adaptação de excertos do vídeo in http://videos.publico.pt/Default.aspx?Id=b6d10b87-76db-4fc3-aa99-76c4cbf74d80
[Clicar aqui para ver o video]

Questionário:

1. Diga qual é o tema do texto.

2. Formule claramente o problema tratado no texto.

3. Apresente a tese do autor.

4. Estamos perante um caso de «Liberdade de expressão» ou «Provocação»?
Diga qual é a sua posição e apresente as suas razões.

Nenhum comentário: