sábado, 17 de outubro de 2009

Testes à porta!


Ei! Ei! A dormir em cima dos livros??? Toca a despertar!

Olá meninos da ESSPS!
Os primeiros testes estão à porta. É preciso organizar o nosso tempo para o rentabilizar da melhor maneira e pôr as matérias em ordem. Quando as dúvidas surgirem, podes contar com este cantinho. Deixa aqui as tuas questões que eu depois passo por cá para te dar uma mãozinha!
Bom estudo!

18 comentários:

Michelle disse...

Professoraa, surgiu-me uma dúvida :
A lógica Natural e a Lócica científica calham para o teste?

Susana Pinto disse...

Olá.
Sim. Toda a matéria do cap. 1.

Bom estudo.

Anônimo disse...

Professora, a mim e à minha irmã surgiu nos uma dúvida:
Os argumentos dedutivos e indutivos só se aplicam quando as premissas são verdadeiras?

obrigada

Michelle disse...

Professora surgiu-me uma dúvida quando estava a realizar a ficha de trabalho ppara revisão do teste.
- Como é que reconstruimos os argumentos do autor?
Podia-me dar um exemplo?

Obrigado :)

Susana Pinto disse...

Susana e Margarida:

Acho que não percebi a vossa questão ...
Por exemplo, a propósito dos dedutivos: vimos que os argumentos podem ter premissas falsas e ainda assim serem válidos. A Validade é independente da falsidade das premissas.
A situação que têm que ter bem presente é que , num argumento dedutivo válido, de premissas verdadeiras não podemos retirar uma conclusão falsa.

No caso dos indutivos, o problema coloca-se quando as premissas verdaeiras conduzem a uma conclusão falsa ... mas isso tem a ver com a própria natureza dos argumentos indutivos.

Não sei se era este o sentido da vossa dúvida... se não esclareci, digam aulguma coisa ...
Bom estudo.
prof.

Susana Pinto disse...

Michelle:
A reconstrução de um argumento prende-se com a apresentação estruturada dos argumentos, ou seja, deves indicar todas as premissas que conduzem à conclusão e essa mesma conclusão.

No exemplo «O aborto é errado porque o feto tem direito à vida» deviaas indicar:
Premissa - o feto tem direito à vida (tens lá um "porque" que é um indicador de premissa);
Conclusão - O aborto é errado.

A diferença deste exemplo relativamente ao texto da ficha é que este é muito + extenso e, por isso, deves procurar + premissas.

Bom trabalho,
Prof.

Conclu

Daniel disse...

Surgui-me uma dúvida.
Quando falamos em EXTENÇÃO como classificamos? Universal/Particular ou Distrisbuido/Não Distribuido?

Susana Pinto disse...

Olá Daniel:

Quando se trata de classificar quanto à extenSão deves indicar se é particular ou universal (vê o exercício 11. da pag. 44), embora justifiques com as regras da distribuição.

Bom Trabalho

Carlos Meneses disse...

Professora, não sei responder à pergunta 1 do grupo II do teste do 11ºD que pede para dizer se a afirmação "A verdade é o valor lógico de um argumento dedutivo" é verdadeira ou falsa.
E também não compreendo na pergunta 5 do mesmo grupo, quando pede para esclarecer devidamente o conteúdo das regras. Por exemplo a 5.1 é uma falácia da afirmação do consequente, basta dizer isso e o conteúdo da regra fica esclarecido? Ou precisamos de dizer mais alguma coisa?

Obrigado

Anônimo disse...

Professora, surgiu-me uma dúvida. Os actos involuntários são considerados acções?

Susana Pinto disse...

Para o anónimo:
Não. As acções são sempre voluntárias, intencionais e conscientes.
Consulta a ficha sobre este assunto e o esquema que têm no caderno.

Susana Pinto disse...

Olá Carlos:
Em relação à questão 1:
O conceito de verdade aplica-se às proposições, nunca aos argumentos. Por isso, a afirmação é falsa. Quando falamos do valor dos argumentos, devemos dizer que estes são válidos ou inválidos.

Em relação à questão 5.1.:
Dizer isso não é suficiente. Se ficares por aí, ficas ao nível da falácia e o que se pede é o conteúdo da regra. Deves acrescentar que, tratando-se do modus ponens, a regra diz que se a primeira premissa afirma o antecedente, a conclusão afirmará o consequente.

Bom estudo.

Susana disse...

Professora, a lógica científica e a logica natural vêm para este teste?

Obrigada
Susana e Margarida

Margarida disse...

Professora, na questão 2 do grupo II do teste do 11ºD, não entendo o que é dois argumentos terem a mesma forma lógica.

Obrigada,
Margarida

João Filipe Mendes nº14 10ºA disse...

Aqui deixo as perguntas aquele questionario sobre a Alegoria da caverna que não tive tempo de responder no dia do teste.
Vantagens:Em grupo comunicamos mais apreendo a rejeitar ideias e aceitar ideias dos nossos colegas que são melhores.
É trocar experiências e diferentes formas de ver e resolver os problemas.
Desvantagens: Ser tudo impossual.
João Filipe Mendes nº14 10ºA

Susana Pinto disse...

João Filipe: obrigada

Susana Pinto disse...

Olá Susana e Margarida:

- Façam uma revisão da lóg. natural e científica. Pode ser asssunto para as questões de V ou F, por exemplo ...

_ Quando dizemos que 2 argumentos têm a mesma forma lógica, isso quer dizer que têm a mesma estrutra (Forma = Modo + Figura. E isto independentemente do seu conteúdo.

Por exemplo:

Este silogismo ...

Todos os A são B
Algns C são B
Logo, alguns C são A

... tem a mesma forma lógica do que se segue:

Todos os felinos são animais
Algum seres vivos são animais
Logo, alguns seres vivos são felinos

Bom estudo!

Susana Pinto disse...

Meninos:

Logo vou ter acção de formação até às 22h. Isto quer dizer que a resposta a qualquer dúvida que aqui seja colocada, só será dada muito depois dessa hora ...
Ossos do ofício ...

Bom estudo para todos!