domingo, 2 de fevereiro de 2014

Cantinho das Dúvidas - 2.º Periodo

Dá que pensar ....


11 comentários:

Inês Martins* disse...

Olá professora, fiz a questão 2 do teste diagnóstico e gostaria que a corrigisse uma vez que a do teste será idêntica.

No excerto acima apresentado estão bem distintos o sujeito cognoscente e objeto que se vai dar a conhecer, sendo estes respetivamente a patrulha de reconhecimento e o território adversário.
Para que seja feito o reconhecimento do terreno adversário a patrulha terá que saír da sua esfera, sendo esta o seu próprio terreno. Uma vez fora da sua esfera, o que implica que a patrulha entre no território adversário (esfera do objeto),estes estão aptos a apreender as propriedades do território o que possibilita uma melhor preparação para o ataque.
Para que possa construír a imagem ou seja a representação mental do terreno adversário a patrulha terá de voltar à sua esfera, ao seu território para que as propriedades apreendidas se enquadrem no seu universo.
Uma vez dentro da sua esfera, a patrulha é capaz de criar a imagem do terreno adversário, que nunca é 100% à imagem observada estando em contacto com o terreno, é uma representação abstrata.
No último parágrafo do texto está explícita a importância da patrulha voltar à sua esfera pois se não voltasse, se eventualmente morressem a meio a missão não haveria reconhecimento do terreno adversário e o resto dos soldados não poderiam preparar o ataque porque não sabiam com o que esperar.

Só não percebi o ultimo tópico professora. Pedia-lhe que corrigisse o mais rápido possivel. Obrigada!

Susana Pinto disse...

A tua resposta está bem.

Quanto ao tópico de relato:
O que é o relato relativamente ao objeto? É uma cópia? É uma representação? É o próprio objeto?
Já falas disso quando referes que:
«que nunca é 100%[FALTA AQUI QUALQUER COISA] à imagem observada estando em contacto com o terreno, é uma representação abstrata.
Podes aprofundar fazendo referência à transcendência.

Relativamente ao último parágrafo:
«o conhecimento permanecerá igual ao que era anteriormente.» Reforçar a ideia de que quando o sujeito conhece, é nele que se processam alterações; nele algo se modifica ....
Bom estudo

Inês Martins* disse...

Não percebi a parte de aprofundar a ideia de transcendência. O que quer que eu diga com transcendência?

Inês Martins* disse...

E outra coisa professora, nas falácias informais acho muito parecida a da popularidade e a da generalização precipitada.
Como as hei de distinguir?

Susana Pinto disse...

-tens que saber explicar porque é que sujeito e objeto são transcendentes e não imanentes ...

- Inês, as duas falácias são tão diferentes que não há razão para as confundires
- A populista (e não da Popularidade)está associada a uma pessoa Popular; a da generalização não tem nada ver c isso ....envolve uma má generaliz.

bom estudo

Inês Martins* disse...

Não posso simplesmente finalizar o meu texto a dizer :
´
O conhecimento permanecerá igualao que era visto que ao conhecer o objeto, as unicas alterações que se dão são no sujeito, é nele que algo se modifica pelo facto de ter apreendido propriedades de um objeto que lhe transcendia, logo não lhe era imanente. Estes conceitos coexistem visto que algo transcendente é algo que ultrapassa o terreno e o imanente é um conceito que defende que algo supremo pode existir na vida terrena.

Anônimo disse...

Professora nao percebi bem a parte antes da descrição fenomenológica do conhecimento. podia explicar com alguns exemplos?

Susana Pinto disse...

Estás a falar de quê, Vitor? Vem falar comigo.

Inês Martins* disse...

Olá professora. Não percebo o que a professora quer que punhamos no ponto : "responder aos contra-argumentos" acho que vou estar a repetir os meus argumentos. Obrigada!

Anônimo disse...

Quando respondes aos contra-argumentos estás a defender-te das críticas (os tais contra-argumentos). Deves a todo o custo evitar a repetição. Investiga para conseguires recolher vários / bons argumentos.

Bom trabalho
Prof Susana

Anônimo disse...

Professora, nos alunos do 11c queriamos saber se o criticismo calha. E tambem queriamos saber o que pede com ciência como construção. obrigado e beijinhos. :)