Uma estratégia boa para lidarmos com os assuntos /ideias/textos/questões que não percebemos é "parti-los" aos bocadinhos. Seguidamente analisamos bocadinho a bocadinho.
Então vamos experimentar:
1º bocadinho: "Os filósofos preocupam-se em falar mais do que ninguém sobre tudo o que se possa imaginar" Pistas: - Isto é verdade? - Quais as características do seu objeto de estudo? - Diferença relativamente aos cientistas?
2º bocadinho: "embora na realidade sejam charlatães" Pistas: - O que é um charlatão? (Foste ver ao dicionário?????) - Na tua opinião o filósofo é um charlatão? Porquê?
3º bocadinho: "amigos de conversa oca" Pistas: - o que significa oco? (Foste ver ao dicionário?????) A conversa do filósofo é oca? Porquê?
Não te esqueças que é uma questão de opinião, por isso podes concordar ou discordar. O importante é a presentar boas justificações.
Consultar o webinar «Ensinar e aprender filosofia no mundo atual»
O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Todos os anos ele é comemorado na terceira quinta-feira do mês de Novembro.
Dicionário de Filosofia, Simon Blackburn (Gradiva) Logos, Enciclopédia Luso-Brasileira de Filosofia (Verbo)
Galeria
A Morte de Sócrates (Quadro de David, concluído em 1787)
Pensamento do Mês
Não são os que procuram a verdade que são perigosos, mas os que acham que a encontraram. W. Ritschard
A Aprender desde 2007
O http://www.aprendizesdefilosofos.blogspot.com/ apareceu a pensar nos alunos do ex-10º C da ESFA. Graças a eles, este blog manteve-se vivo ao longo de dois anos: os alunos corresponderam e superaram as expectativas. Estamos a iniciar o ano letivo de 2012-13 e o aprendizes continua a servir a mesma finalidade que o viu nascer.
4 comentários:
Não percebo a pergunta 3 do teste formativo que a professora deu na aula!
Uma estratégia boa para lidarmos com os assuntos /ideias/textos/questões que não percebemos é "parti-los" aos bocadinhos. Seguidamente analisamos bocadinho a bocadinho.
Então vamos experimentar:
1º bocadinho:
"Os filósofos preocupam-se em falar mais do que ninguém sobre tudo o que se possa imaginar"
Pistas:
- Isto é verdade?
- Quais as características do seu objeto de estudo?
- Diferença relativamente aos cientistas?
2º bocadinho:
"embora na realidade sejam charlatães"
Pistas:
- O que é um charlatão? (Foste ver ao dicionário?????)
- Na tua opinião o filósofo é um charlatão? Porquê?
3º bocadinho:
"amigos de conversa oca"
Pistas:
- o que significa oco? (Foste ver ao dicionário?????) A conversa do filósofo é oca? Porquê?
Não te esqueças que é uma questão de opinião, por isso podes concordar ou discordar. O importante é a presentar boas justificações.
Bom trab.
Meninos
Provavelmente não volto cá hoje. Desejo a todos um bom estudo e cabeça fresquinha para o trabalho de amanhã.
Bom descanso
O que é a tese?
Postar um comentário