segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Temos experiência da liberdade?



«Efectivamente, não podemos agir de outra maneira senão com base na suposição da liberdade.»

J.Searle, Mente, Cérebro e Ciência

10 comentários:

Anônimo disse...

pensamos que sim, pois sem libredade viviamos numa ditadura, acho que todos nós ja usufruimos de libredade!!!




by Sérgio, Sofia Bárbara

Anônimo disse...

Precisamos de ter noção que somos livres para podermos optar. Se não tivéssemos noção de que alguma liberdade nos foi concedida estaríamos sempre à espera que as coisas acontecessem por si só.

A verdade é que nenhum de nós é totalmente livre. A liberdade que temos é limitada por quem somos e por tudo o que conhecemos.

Susana Pinto disse...

Podemo-nos identificar com a figura do ser humano? Perante as várias opções, paramos e meditamos e depois decidimos o caminho? Ou ficamos paralizados perante tanta opção?

Susana Pinto disse...

com a figura da imagem, queria eu dizer ...

Susana Pinto disse...

com a figura da imagem, queria eu dizer ...

Anônimo disse...

Esta liberdade em que supostamente vivemos tem muitas vertentes e interpretações. Mas não será puro questionar, o que é a liberdade? E se será interpretada por todos de igual maneira?
O mundo não é igual para todos assim como as nossas vivências…e ainda bem que assim não é, pois se todos funcionássemos da mesma maneira seríamos robôs! Na realidade o que para uns não passa de uma ditadura, para outros é a melhor experiência alguma vez vivida!

Anônimo disse...

José Maria fez o ultimo comentário

Anônimo disse...

Não acredito que vivendo sobre a influência e ordem de outros se consiga sentir uma grande sensação de liberdade, pois desde o momento em que a tua acção é condicionada por factores, neste caso por um ditador, como te poderás sentir livre?

Anônimo disse...

Para mim todos os seres humanos conseguem sentir essa liberdade! Pois somos nós que fazemos essa liberdade, mediante a nossa personalidade, porque é com base nela que tomamos as decisões mais importantes. Nós usufruimos dessa libedade quando escolhemos porque temos pelo menos sempre duas opções. Com a nossa honra, dignidade e dever também a temos, mas em todas as nossas opções há sempre um se não que de vez em quando nos leva contra esses sentimentos.

Anônimo disse...

sabem me dizer, tema , problema e tese do texto ?