domingo, 9 de dezembro de 2007

Dia Internacional dos Direitos Humanos
10 de Dezembro

O dia 10 de Dezembro foi proclamado, em 1950, pela Organização das Nações Unidas, "Dia Internacional dos Direitos Humanos", com o objectivo de alertar os governantes de todo o mundo para o cumprimento da Declaração Universal e assegurar a igualdade de todos os cidadãos e todas as cidadãs, o direito a uma vida digna, o direito ao trabalho e à segurança, o direito à saúde e à educação, o respeito pela diversidade e pela dignidade de todas as pessoas.


Dita o Artigo 1º:
«Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade».


Que tipo de razão é a humana?

A fraterna, a solidária?
Ou a egoista? A opressora? A que tortura, que discrimina, que mata?

2 comentários:

Anônimo disse...

A razão humana?

O ser humano, começa por ser de todos os seres vivos, o mais complicado.

E todos os seres humanos erram e têm a possibilidade de refazer o que está mal. Sendo assim, a razão humana será aprender com o que está mal e construir, todos os dias, um futuro melhor.

Mas como todos os seres humanos são diferentes, têm o direito a errar (e o dever de aprender com os erros) e como todas as medalhas têm duas faces, não podemos apenas valorizar os que são solidários e reprimir os opressores.

Porque, se formos à sua razão de ser, talvez o solidário já tenha sido um opressor e o opressor esteja a caminho de se tornar solidário.

Assim, a razão humana, passa pelas actitudes de cada um de nós, mas passa também, pelas mudanças que impomos a nós próprios, em prol de uma melhoria do ser humano.

Anônimo disse...

Boa pergunta

Os seres humanos podem ter varias personalidades, por isso e que se pede que todos tenham compaixão uns pelos outros. e que essas personalidades podem ser mmuito boas ou muito mas, por isso e que existe a legalidade e as leis. Pois em tempos passados enquanto muitos filosofos pensavam o que vai mal, muitas pessoas tiravam partido das outras, colocando-as em situações precarias e desagradaveis, o que fez com que a declaraçao fosse aprovada.

Com isto tudo é quase impossivel dizer qual é a veradeira razao do ser humana, pois não se consegue encontrar uma que se adapte a todoa a humanidade. Porque toda a gente tem um lado bom da medalha e um lado mau (como disse a marta), mesmo que as pessoas possam parecer boas (dependo do que uma pessoa ache que e bom e mau), mas que por dentro têm o seu lado mais negro...


Assim as leis e a legalidade existiram para que esse lado mau das pessoas tivesse repreensões, e para as pessoas começarem a ter noção do que e aprezivel para a humanidade.


Mas como em toda a parte boa, a sempre um senão, isto não é nenhuma excepção, pois o conceito de bom, mau e legalidade varia de pessoa para pessoa, fazendo com que é bom para mim pode ser mau para outra pessoa.


"Isto é tudo muito relativo" by Zé