quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Homem vs Animal

«O homem não difere do animal senão em saber que o não é. É a primeira luz, que não é mais que treva vísivel. É o começo, porque ver a treva é ter a luz dela. É o fim , porque o saber, pela vista, que se nasceu cego. Assim o animal se torna homem pela ignorância que nele nasce. »
Fernando Pessoa, A Hora do Diabo


Os animais pensam? Porque não, se se diz que os golfinhos são inteligentes? Os animais têm valores? Porque não, se o cão é fiel ao seu dono e o melhor amigo do homem? Estas têm sido as vossas questões ... Ora, está dado o mote. Venha daí o debate.

4 comentários:

Anônimo disse...

Na minha opinião, todos esses valores que dizemos que os animais têm, como a inteligência dos golfinhos e a lealdade dos cães, são apenas características humanas que só os humanos podem ter, mas que as usamos nos animais apenas para caracterizar certos actos que eles têm, semelhantes a valores ou sentimentos do Homem. Os animais não têm capacidade mental para usufruirem de tais capacidades, e são então denominados seres irracionais.

Anônimo disse...

Eu discordo. Acredito que os animais possuam inteligência, mas a níveis muito inferiores que os humanos.

Por exemplo, os cães são capazes de obdecer a ordens. Claro que para isso tiveram que ser ensinados a fazer determinada 'acção' quando ouvem determinadas palavras. Mas para aprender é preciso ter um minimo de inteligência. Se não fosse assim como eram eles capazes de cumprir uma ordem, vezes e vezes sem conta??

Anônimo disse...

os animais tem sentimentos?

Anônimo disse...

se os animais sao capazes de apreciar uma caricia, de pedir, nao seram eles capazes de pensar?