quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

O Indeterminismo

«(...) No filme O Caçador, sobre a guerra do Vietname, alguns grupos de guerrilheiros nacionalistas sujeitavam os prisioneiros americanos a um jogo chamado roleta russa (...). O jogo consiste em colocar uma bala na câmara de um revólver, deixando vazias as outras cinco câmaras. O árbitro roda o tambor da arma antes de a entregar a cada jogador para que haver (ou não) uma bala na câmara dependa da interferência do acaso. O jogador tem 1/6 de probabilidades de morrer ao disparar a arma contra si próprio, e 5/6 probabilidades de sobreviver. Mas, apesar da intervenção do acaso, o disparo, quando ocorre tem uma causa (...)».
Logos, Filosofia 10.º ano, Santillana

A que causa se refere a parte final do texto?

Quais são os argumentos do indeterminismo?

O acaso torna o ser humano livre?


5 comentários:

Anônimo disse...

eu acho que este filme vai de encontra com o indeterminismo, pois o "juiz" pode influenciar a arma de modo a matar ou nao o fazer.

Susana Pinto disse...

Então o juiz funciona como causa?
E o acaso não tem aqui uma palavra a dizer?

Anônimo disse...

O acaso não nos torna livres porque nós não escolhemos se o acaso nos vai favorecer o prejudicar porque se podessemos escolher não era acaso.

Anônimo disse...

Neste caso, o juiz deste desenlance é o acaso... o problema é que ele tanto nos pode ser favorável ou não, mas em redor desta situação náo existe opção de escolha, pois os "sequestrados" têm de lhes obdecer, o que nâo torna aquilo uma acção pois para ela ocorrer têm de haver intenção e neste caso não existe.

joelpais disse...

na minha opiniao, o acaso é o principal condicionante deste caso...o ser humano está sujeito ao acaso pois este tanto verte para um lado como para outro, por isso o ser humano é escravo do acaso...ali, dependia do acaso a posição da bala...!!!