És aluno de Filosofia? Então estás no sítio certo ... Isto é mesmo para ti!
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
Teste à porta
Com o teste à porta, espero que surgam dúvidas. É bom sinal!
Venham elas!
14 comentários:
Anônimo
disse...
Stora, ja se decidiu se vai por a pergunta das teorias na questão das perguntas "intermédias" ou se a vai por na pergunta de desenvolvimento? Não sei se me pode responder, mas vale a pena tentar.
Olá Abruzzi! Claro que posso! O último grupo (questão de desenvolvimento)é sobre as teorias que respondem ao problema do lívre-arbítrio. O III grupo (questões "intermédias) é sobre as Condicionantes da acção humana e Rede conceptual da acção.
Tive um professor que dizia que fazer copianços era a melhor técnica de estudo. Por isso, podes fazer e levar ... mas como vais ficar a saber a matéria toda de trás para a frente e de frente para trás, depois não o vais querer utilizar,pois não?
Além disso, o teste é todo à base de aplicação a casos concretos... "colar" a matéria não vai resultar ... Estuda, Miguelito!
Obrigado. Eu fiz as cabulas para estudar melhor. Não as vou levar.
Se pedir para identificar os conceitos da rede conceptual da acção que são referidos no texto, é preciso fazer por exemplo: agente-... intenção-... deliberação-...; ...
Stora esta é a lista dos filmes: kenai e koda, entrevista com um vampiro, dracula de bram stoker, forsaken, veneno, na pele do lobo, insonias, o pianista, lista de shindler, hulk, homem aranha 1,2 e 3, os prisioneiros da cave, armagedon, troia, million dollar baby, dirty harry- a furia da razao, sin city, a furia do ultimo escuteiro, o ultimo samurai, guerra dos mundos,dragon heart 1,2,constantine, a casa de frankeinstein, milhoes, eclipse mortal, as cronicas de ridick, eu, robot, procurados, o conde de monte cristo, diamante de sangue, sem rasto, crash - colisao, enterrados vivos 1 e 2, chucky 3, pago para esquecer, homem demolidor, tempo de matar, 8 mm, king kong versao 1933 e 2004, a mansao, resident evil 1 e 2, stigma, os dias do fim, gritos 3, forest gump, codigo da vinci, o cobra, assassinos, falsas aparencias 1 e 2, senhor dos aneis triologia, 007-casino royal, tomb raider 1 e 2, o cabo do medo, quando me lembrar de mais volto a escrer.
Eu dessa lista apoio um destes dois pa vermos na aula: ou a lista de schindler, ou o conde de Monte Cristo. Tanto um como outro têm implicito temas que abordamos na disciplina e que podemos ver retratados nestes 2 filmes...
O filme «A lista de Schindler» é uma boa proposta e vem muito a propósito dos próximos temas que vamos estudar: valores e cultura, o diálogo de culturas, o etnocentrismo ... O problema é que demora mais de três horas ... e como nós estamos tão avançados na matéria ...
Stora, faz assim, durante duas aulas ninguem tira duvidas, quem as tiver que as tire no fim, e assim a materia despacha-se depressa, mas e só uma sugestão. Ou então via-se o filme sem ser em tempo de aula, mas aí ia haver gente que não ia gostar, não sei...
'Lista de Schindler' não. Por favor tenham piedade.
Eu sei que o filme é muito bom e que provavelmente corresponde aos temas debatidos em filosofia, mas é dos tipicos filmes que deixam uma pessoa adormecer.
Eu pelo menos das 5 vezes que o tentei ver, não consegui manter-me acordada depois dos 30min.
Decerto que haverão outros filmes que possamos ver.
Relactivamente aos 'Livros de Cabeceira', eu acrescentaria, pelo menos, mais dois.
Mutilada, por Khady e Queimada Viva, por Souade.
Ambos falam de abusos cometidos a mulheres, em nome da honra e da religião. São relatos veridicos que nos demonstram a vida das mulheres em países em que estas 'valem menos' que animais.
Consultar o webinar «Ensinar e aprender filosofia no mundo atual»
O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Todos os anos ele é comemorado na terceira quinta-feira do mês de Novembro.
Dicionário de Filosofia, Simon Blackburn (Gradiva) Logos, Enciclopédia Luso-Brasileira de Filosofia (Verbo)
Galeria
A Morte de Sócrates (Quadro de David, concluído em 1787)
Pensamento do Mês
Não são os que procuram a verdade que são perigosos, mas os que acham que a encontraram. W. Ritschard
A Aprender desde 2007
O http://www.aprendizesdefilosofos.blogspot.com/ apareceu a pensar nos alunos do ex-10º C da ESFA. Graças a eles, este blog manteve-se vivo ao longo de dois anos: os alunos corresponderam e superaram as expectativas. Estamos a iniciar o ano letivo de 2012-13 e o aprendizes continua a servir a mesma finalidade que o viu nascer.
14 comentários:
Stora, ja se decidiu se vai por a pergunta das teorias na questão das perguntas "intermédias" ou se a vai por na pergunta de desenvolvimento? Não sei se me pode responder, mas vale a pena tentar.
xD
Olá Abruzzi! Claro que posso! O último grupo (questão de desenvolvimento)é sobre as teorias que respondem ao problema do lívre-arbítrio. O III grupo (questões "intermédias) é sobre as Condicionantes da acção humana e Rede conceptual da acção.
Bommmmm estudo!
Stora, serve de alguma coisa levar copianço?
xD
Tive um professor que dizia que fazer copianços era a melhor técnica de estudo. Por isso, podes fazer e levar ... mas como vais ficar a saber a matéria toda de trás para a frente e de frente para trás, depois não o vais querer utilizar,pois não?
Além disso, o teste é todo à base de aplicação a casos concretos... "colar" a matéria não vai resultar ... Estuda, Miguelito!
Obrigado. Eu fiz as cabulas para estudar melhor. Não as vou levar.
Se pedir para identificar os conceitos da rede conceptual da acção que são referidos no texto, é preciso fazer por exemplo:
agente-...
intenção-...
deliberação-...;
...
ou é preciso apenas dizer quais são
?
Se surgir uma questão desse género, terás que identificar o conceito e também explicá-lo.
Outra possibilidade é a da construção de uma história, tal como a do grupo III da ficha formativa 2 que fizemos na última aula.
o.k.?
Stora esta é a lista dos filmes:
kenai e koda, entrevista com um vampiro, dracula de bram stoker, forsaken, veneno, na pele do lobo, insonias, o pianista, lista de shindler, hulk, homem aranha 1,2 e 3, os prisioneiros da cave, armagedon, troia, million dollar baby, dirty harry- a furia da razao, sin city, a furia do ultimo escuteiro, o ultimo samurai, guerra dos mundos,dragon heart 1,2,constantine, a casa de frankeinstein, milhoes, eclipse mortal, as cronicas de ridick, eu, robot, procurados, o conde de monte cristo, diamante de sangue, sem rasto, crash - colisao, enterrados vivos 1 e 2, chucky 3, pago para esquecer, homem demolidor, tempo de matar, 8 mm, king kong versao 1933 e 2004, a mansao, resident evil 1 e 2, stigma, os dias do fim, gritos 3, forest gump, codigo da vinci, o cobra, assassinos, falsas aparencias 1 e 2, senhor dos aneis triologia, 007-casino royal, tomb raider 1 e 2, o cabo do medo, quando me lembrar de mais volto a escrer.
Uau!
Já os viste todos???
Próximo passo: escrever duas ou três linhas sobre o teu eleito...
Não sei se será fácil escolher um ...
Eu dessa lista apoio um destes dois pa vermos na aula: ou a lista de schindler, ou o conde de Monte Cristo. Tanto um como outro têm implicito temas que abordamos na disciplina e que podemos ver retratados nestes 2 filmes...
O filme «A lista de Schindler» é uma boa proposta e vem muito a propósito dos próximos temas que vamos estudar: valores e cultura, o diálogo de culturas, o etnocentrismo ... O problema é que demora mais de três horas ... e como nós estamos tão avançados na matéria ...
Stora, faz assim, durante duas aulas ninguem tira duvidas, quem as tiver que as tire no fim, e assim a materia despacha-se depressa, mas e só uma sugestão. Ou então via-se o filme sem ser em tempo de aula, mas aí ia haver gente que não ia gostar, não sei...
'Lista de Schindler' não. Por favor tenham piedade.
Eu sei que o filme é muito bom e que provavelmente corresponde aos temas debatidos em filosofia, mas é dos tipicos filmes que deixam uma pessoa adormecer.
Eu pelo menos das 5 vezes que o tentei ver, não consegui manter-me acordada depois dos 30min.
Decerto que haverão outros filmes que possamos ver.
Relactivamente aos 'Livros de Cabeceira', eu acrescentaria, pelo menos, mais dois.
Mutilada, por Khady e Queimada Viva, por Souade.
Ambos falam de abusos cometidos a mulheres, em nome da honra e da religião. São relatos veridicos que nos demonstram a vida das mulheres em países em que estas 'valem menos' que animais.
Obrigada Marta
Já acrescentei as tuas propostas. Fico á espera de outras sugestões.
Postar um comentário